Após a realização de atividades de produção textual, identifiquei alguns problemas lingüísticos nos textos dos meus alunos, um deles foi a confusão entre o uso do "está" e "estar" e do "mas" e "mais". Para trabalhar esse problema com meus alunos, resolvi elaborar a seguinte atividade:
- Inicialmente selecionei a seguinte música de Renato Russo:
_____ é claro que o sol vai voltar amanhã
_____ uma vez, eu sei
Escuridão ját vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.
_____ uma vez, eu sei
Escuridão ját vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.
Tem gente que ____ do mesmo lado que você
____ deveria _____ do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como _____
______ eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
____ deveria _____ do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como _____
______ eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
· Em seguida entreguei uma cópia a cada aluno e reproduzi a música para que os alunos preenchesem as lacunas a medida que fossem ouvindo.
· Os alunos pediram para ouvir novamente a música;
· Após essa etapa, foi feita uma correção coletiva das lacunas.
· Ao final da correção, solicitei aos alunos que tentassem apresentar uma explicação para o preenchimento das lacunas;
· Nós discutimos o conteúdo da música, os alunos se identficaram bastante com o tema.
· Foi então mostrado para eles como ficaria o sentido da música se as lacunas fossem preenchidas incorretamente.
· Após essa discussão apresentei a explicação normativa para o uso dos termos:
Mas: conjugação, palavra invariável que une termos de uma oração ou orações. Pode ser substituído por “porém, entretanto e, contudo”.
Mais: advérbio de intensidade. Pode modificar também adjetivos e advérbios. O contrário de menos.
Mais: advérbio de intensidade. Pode modificar também adjetivos e advérbios. O contrário de menos.
Estar: o correto é escrever e pronunciar o r final quando o verbo está no infinitivo e principalmente quando usado com outros verbos, ou seja, numa locução verbal.
Está: E devemos usar o acento gráfico quando empregamos os verbos ver, dar, ler e estar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, caso em que ele estará sozinho, sem outros verbos de apoio.
· Outros exercícios foram realizados, para em seguida realizarmos uma atividade de correção dos textos dos alunos com relação a esses aspectos.
· Os alunos mostraram-se envolvidos nas atividades.
Acredito que outras questões lingüísticas, podem e devem ser trabalhadas dessa forma, adequando-se a qualquer série do ensino fundamental II e do ensino médio, tornando as aulas mais dinâmicas e mostrando aos alunos o real funcionamento da língua. Pois a língua deve ser ensinada a partir do uso, a gramática deve ser refletida ao invés de imposta, para que não se torne um conjunto de regras decoradas e sem sentido. Além disso, o uso da música torna a aula mais atrativa para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário