terça-feira, 24 de maio de 2011

Apresentações de trabalhos

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal observar qual a concepção de leitura adotada por uma coletânea de livros didáticos do Ensino Fundamental, para verificar se ela transpõe para a prática as teorias que vem sendo amplamente difundidas sobre leitura e ensino, principalmente no que diz respeito à abordagem da leitura numa concepção interativa de leitura. Inicialmente, discutiremos alguns aspectos teóricos acerca da leitura e do livro didático e como elas podem contribuir para o ensino/aprendizagem, nos baseando em teóricos como Marcuschi (1989 e 1996) e Kock (2006) entre outros. Para a pesquisa foram analisados quatro LD que compõem a coleção “Novo Diálogo” das autoras Eliana Santos Beltrão e Tereza Gordilho, do 6º ao 9º ano, da Editora FTD, pois os mesmos foram adotados por uma grande parte das Escolas Estaduais da cidade de Campina Grande-PB, analisamos as seções de leitura para verificar a aplicação das teorias nos mesmos. Ao concluirmos o trabalho, observamos que o manual do professor apresenta um discurso engajado na concepção interacionista da língua, e dos gêneros textuais, porém percebemos que uma grande quantidade de textos foi trabalhada, porém com foco ainda em textos narrativos, além disso, notou-se ainda uma ênfase muito grande em questões que privilegiam a estrutura textual e o foco em questões de copiação e de opinião, houve, porém um avanço com relação a presença de atividades que estimulam a realização de inferências e que privilegiam a situação de produção dos textos, que são exercícios mais voltados a compreensão propriamente dita. De forma específica, verificamos ainda que o livro apresenta duas concepções de leitura diferentes: uma cognitivista que vê o leitor como sujeito da compreensão numa visão de língua apenas como instrumento de comunicação com foco no texto, e outra sociointeracionista, presente no manual do professor e em algumas atividades analisadas, que percebe como essenciais para a compreensão, além do leitor e do autor do texto, aspectos sociais e ideológicos que abordam a leitura como prática social. Esta pesquisa nos possibilitou entender a importância do conhecimento de teorias sobre leitura para o trabalho do professor em sala de aula e da necessidade de incentivá-los a conhecerem e desenvolverem abordagens metodológicas não só de base em que se apresenta a perspectiva cognitivista através de questões inferenciais, levantamento e verificação de hipóteses e a ativação de conhecimentos prévios, que são passos iniciais para a compreensão do texto, mas que o professor possa ir além, abordando aspectos outros como os sociais e ideológicos tão essenciais para a formação do cidadão como um leitor competente, conforme determinam os PCN de Língua Portuguesa.

Plavras-chave: ensino/aprendizagem;interação; leitura;texto.

Para visualizar a apresentação em slides do artigo acese o link abaixo:

https://docs.google.com/present/edit?id=0AS9MsQOR8F1yZGdzd2hzM3dfMWY2bTVqdGZk&hl=en_US

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